Quando os donos do imóvel preferem morar de aluguel
Estilo de vida às vezes torna um imóvel com outras características ou localização mais prático e cômodo.
O brasileiro sonha em ter a casa própria para morar, mas alguns proprietários, por comodidade, necessidade ou capitalização, optam por viver num imóvel alugado. Na cidade de São Paulo, pela própria característica da metrópole, com engarrafamentos e pessoas com situações pessoais ou profissionais distintas, essa situação é comum, especialmente em regiões como Moema e Vila Mariana, na zona sul, e Perdizes, na zona oeste.
De acordo com a administradora Lello, em sua carteira de clientes, 330 proprietários de casas ou apartamentos não moram no imóvel comprado, mas sim em unidades alugadas. Alguns fatores podem determinar essa situação – as mais comuns são de pessoas que, apesar de serem donas de um imóvel, preferem morar próximo ao trabalho ou à escola dos filhos. Outras utilizam a renda do aluguel pago pelo inquilino do imóvel próprio para morar, de aluguel, em um imóvel maior ou situado em um bairro mais nobre, buscando, portanto, mais qualidade de vida.
Há outras situações encontradas, como de pessoas mais velhas cujos filhos se casaram. Nesses casos, eles preferem manter o imóvel próprio e mudam-se para um apartamento menor, alugado, para não se desfazer de patrimônio.
“É cada vez mais comum as pessoas darem prioridade à moradia com qualidade de vida. E, em alguns casos, calculando-se o valor do aluguel e encargos, mais o custo de deslocamentos e alimentação fora de casa, pode ser mais vantajoso que o proprietário alugue seu imóvel para terceiros e, com parte dos rendimentos da locação, mude-se como inquilino para um local que lhe proporcione maior conveniência e comodidade”, diz Roseli Hernandes, diretora da Lello.
Fonte:
Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!