Deu problema no seu imóvel alugado?
Saiba o que fazer quando acontecem problemas estruturais no seu imóvel alugado. A primeira coisa é registrar a ocorrência na imobiliária, preenchendo e assinando pessoalmente o Registro de Ocorrência.
Mais conhecido como R.O., este formulário é disponibilizado pela imobiliária para você registrar problemas no seu imóvel alugado. Ele é uma comprovação de que você já informou à imobiliária sobre o problema, inclusive a data e hora do aviso.
Mas não é qualquer tipo de problema que deve ser registrado através deste formulário. O Registro de Ocorrência serve exclusivamente para registrar problemas de responsabilidade do proprietário do imóvel.
Exemplo: você mora de aluguel e começou a ter infiltração em algum cômodo do imóvel. Você então deve ir até a imobiliária para formalizar este problema. Você vai preencher o R. O.
Caracteriza-se como responsabilidade do proprietário problema no imóvel relacionados a parte estrutural, como por exemplo:
• Infiltrações;
• Estufamento de piso;
• Rachaduras nas paredes;
• Problemas no telhado.
Já os problemas relacionados ao desgaste ocasionado por uso são de responsabilidade do inquilino, como por exemplo:
• Entupimento;
• Vazamento em torneira;
• Problemas de trincos e maçanetas.
Além dos problemas causados por uso. Se o seu problema é com os vizinhos ou do edifício ou condomínio, aí o Registro de Ocorrência também não irá te ajudar. Neste caso é melhor você procurar o síndico.
Como o nome diz, o R.O. é apenas para ocorrências, ou seja, eventualidades no imóvel, vale lembrar: que sejam de responsabilidade do proprietário. Para a imobiliária, este formulário ajuda no controle dos problemas e reclamações nos imóveis, agilizando o contato com o proprietário para solução o mais rápido possível.
Assim a imobiliária consegue tomar as providências para solucionar o quanto antes este problema para você. Vale lembrar que a imobiliária não é responsável pelos respectivos consertos, ela apenas aciona os responsáveis para que estes façam a manutenção no imóvel.
Quando você faz o Registro de Ocorrência a imobiliária agenda a Vistoria de Manutenção. Esta vistoria diagnostica problema e indica o responsável por ele, que pode ser o dono do imóvel ou o inquilino.
Agora você já sabe: se mora de aluguel e aconteceu alguma eventualidade no imóvel referente à estrutura, vá até a imobiliária o quanto antes, registre a ocorrência, agende a vistoria de manutenção e solucione o problema de acordo com as orientações.
Dica: se for algo simples, não tem porque seguir estes procedimentos. Você mesmo pode consertar e evitar o transtorno de se deslocar até a imobiliária e aguardar todos os procedimentos. Melhor resolver logo e se livrar do problema, certo?
Fonte:
Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!