Alugar é uma boa opção para quem está começando uma família?
Por muitos motivos, a compra do próprio imóvel é adiada visando prioridades com outros gastos. Porém, em algumas fases da vida essa questão ganha mais importância, como quando começamos a pensar em casamento ou com a chegada do primeiro filho. Para quem está começando uma família, são muitas dúvidas que giram em torno do próximo passo a ser dado: Devo comprar um imóvel à vista ou financiar? Seria melhor morar de aluguel? Por quanto tempo? Saiba mais sobre essa questão:
Analisando a situação
Em primeiro lugar, é pertinente tomar conhecimento que cada caso é um caso e deve ser analisado com cuidado. São muitos pontos que variam de uma família para outra e vai depender muito do contexto em que ela se encontra. Além do orçamento do casal, geralmente de onde as pessoas partem para os cálculos, há que se levar em conta a urgência que eles têm em realizar uma mudança, se já tem filhos ou pretendem ter, se trabalham ou não em casa, etc. Com essas questões respondidas, tem que ser avaliado qual será a condição de investimento e quais as expectativas do casal nesse novo momento da vida.
O fator emocional
Embora o dinheiro seja também determinante, é importante levar em conta os planos futuros do casal e da família em longo prazo. Um imóvel representa estabilidade e, por isso, a casa própria é o mais indicado para aqueles que já tem um lugar definido em mente e não pretendem se mudar tão cedo. Além da segurança, a família ganha independência, podendo até fazer renda com o imóvel futuramente.
Estudando qual o melhor imóvel para minha família
Antes de tomar a decisão, tenha em mente o que é ideal para a sua família. Não escolha um lugar somente pelo valor, mas sim por atender às necessidades de espaço e da localização. Deve se pensar em uma estadia de médio a longo prazo, pensando que após o casamento e com a chegada dos filhos haverá muitos gastos além da prestação ou do aluguel.
A segurança de morar na casa própria pode ser importante para uns e menos para outros. Pense e converse com seu parceiro e definam as prioridades para essa família que está começando.
Quando vale a pena ter a casa própria
Se sua família não consegue acumular renda e fazer uma poupança, então você deve comparar o valor de um financiamento com o gasto mensal de um aluguel. Se a diferença for pequena, um financiamento poderá ser melhor para sua família, pois estarão gastando quase a mesma quantia por mês, mas ao final do financiamento, o imóvel será seu. Uma das soluções para as pessoas que não tem condições muito favoráveis, mas deseja muito obter a casa própria é participar do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.
Momento para investir o dinheiro em caixa
Se há algum dinheiro guardado, esse pode ser um bom momento para investir no próprio imóvel. Assim você consegue negociar o valor do financiamento, arcando com juros menores, ou até pagar à vista.
Quando vale a pena morar de aluguel
Se a família pretende se mudar de cidade em breve, ou esperar um pouco para guardar mais dinheiro, morar de aluguel pode ser uma solução. Mas para que o aluguel não interfira negativamente nas economias da família, o valor deve ser muito menor do que uma parcela de financiamento ou de rentabilidade de uma aplicação bancária. Geralmente, o aluguel gira em torno de 2%, 3% do valor do imóvel, e o custo de oportunidade deve ser favorável para a família.
Tenha calma na hora da decisão
Às vezes não é o momento de comprar o apartamento dos seus sonhos, mas investir em um patrimônio que poderá servir como entrada de um outro imóvel melhor daqui a alguns anos. É bom lembrar que, com o crescimento dos filhos, aumentam-se também os gastos, diminuindo as chances de investimentos maiores. O que vale mesmo é estar em um lugar que traga tranquilidade e aconchego para a família, tanto material quanto emocionalmente!
E então, pretende alugar ou financiar um imóvel? Já sabe o perfil que atende melhor a sua família?
Fonte:
Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!