O que deve ser observado na vistoria de um imóvel?
A vistoria é umas das partes mais importantes na hora de comprar ou alugar um imóvel. Esse processo nada mais é do que uma inspeção para verificar se as condições do imóvel conferem com aquelas de quando o contrato foi firmado. É a vistoria que assegura que a propriedade seja entregue nas devidas condições ao seu próximo proprietário ou locatário.
A vistoria deve ser feita pelo corretor da imobiliária responsável pelo imóvel sempre quando o inquilino recebe o imóvel e quando ele é devolvido ao proprietário, no caso de locação. Quando o interesse é a compra do imóvel, a vistoria deve ser feita para avaliar se não existe qualquer problema na sua estrutura, antes do proprietário receber as chaves.
Na vistoria é de extrema importância verificar:
Parte hidráulica: abra todas as torneiras e cheque se não há vazamentos ou escoamento em todos os pontos de água do imóvel.
Parte elétrica: acenda as luzes, teste todas as tomadas, veja se não há fios soltos e expostos.
Pintura: verifique se as paredes, tetos, portas e janelas da casa estão todos pintados e qual é o estado da pintura.
Pisos, azulejos e revestimentos: veja o tipo de piso e revestimento de todos os cômodos e o estado de conservação de cada um deles; nas áreas molhadas que tiverem azulejo na parede, faça a mesma coisa.
Fechaduras e trincos: verifique o estado de conservação e funcionamento de todos os trincos e fechaduras da casa.
Vidros: é importante notar se os vidros das janelas estão em bom estado, bem como se as janelas estão abrindo e fechando normalmente.
É importante ter tudo documentado sobre o imóvel, não apenas em texto, mas em fotos também. Portanto, fotografe as portas, fechaduras, janelas, rachadura, buraco ou diferença de padrão que encontrar nos pisos e nas vidraças em cada cômodo e também na parte externa, se houver.
Fonte:
Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!