Não declarar Imposto de Renda sobre aluguel é um dos principais erros de contribuintes
Quando se trata de declarar o Imposto de Renda, uma das falhas mais comuns é esquecer de incluir os rendimentos de aluguel. Tanto quem recebe aluguel quanto quem o paga, devem informar essas informações à Receita Federal.
Se você é proprietário de um imóvel, é obrigatório declarar os rendimentos e valores pagos por meio do Carnê Leão. Já o inquilino precisa informar o valor pago mensalmente em sua declaração anual.
O Carnê Leão é o documento que comprova o pagamento do Imposto de Renda sobre aluguel e é obrigatório para todos os contribuintes que recebem rendimentos acima de R$1.903,98. As alíquotas variam de acordo com o valor dos rendimentos e há uma tabela disponível para consulta.
Infelizmente, alguns proprietários têm enfrentado problemas ao importar os arquivos do Carnê Leão na hora de declarar o Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal, isso é devido à falta de atualização do programa utilizado para emitir o carnê. Para evitar esse problema, é necessário utilizar a versão 1.1 do programa.
A falta de informação dos rendimentos de aluguel na declaração pode resultar em uma situação desagradável, como a entrada na malha fina, atraso na restituição do Imposto de Renda e até mesmo multas. Por isso, é importante ficar atento aos dados informados na declaração e manter os arquivos atualizados.
Fonte:
Gostou da matéria? Clique aqui e faça sua Avaliação. Ajude outros locatários!